Funções da Ouvidoria
- Receber, analisar, encaminhar e responder ao cidadão/ usuário suas demandas.
- Fortalecer a cidadania ao permitir a participação do cidadão.
- Garantir ao cidadão o direito à informação; facilitar as interlocuções entre os pares da Instituição
- Ouvir as reclamações, denúncias, elogios, solicitações, sugestões ou esclarecer as dúvidas sobre os serviços prestados.
- Receber, analisar e encaminhar as manifestações dos cidadãos aos setores responsáveis.
- Acompanhar as providências adotadas, cobrando soluções e mantendo o cidadão informado.
- Responder com clareza as manifestações dos usuários no menor prazo possível.
- Estabelecer canais de comunicação de forma aberta, transparente e objetiva, procurando sempre facilitar as informações.
- Agir com transparência, clareza e mostrando limites e possibilidades
- Exercer suas atividades com independência e autonomia, buscando a desburocratização.
- Apoiar e orientar tanto os acadêmicos quanto a comunidade acadêmica no fortalecimento da interlocução entre teorias e projetos comunitários no sentido de manter uma interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão.
- Respeito, sigilo e encaminhamentos de acadêmicos para orientações psicológicas, quando necessário.
O ouvidor
O ouvidor é um mediador entre os diversos setores da Instituição. Ele recebe e encaminha as mensagens às Unidades ou ao setor responsável para solução, e se responsabiliza pela resposta ao solicitante com discrição, imparcialidade e análise profunda dos fatos. O bom atendimento significa o atendimento da meta mais significativa da Ouvidoria, com a satisfação do pós-graduando e pós-graduado, do consumidor e do cidadão. Restaurar vínculos estremecidos no relacionamento entre alunos, professores, colaboradores e comunidade em geral. Proporcionar fluxos informacionais contínuos, intervindo ou mesmo interferindo em outras áreas correlatas, e não necessariamente vinculadas administrativamente ao atendimento. Criar indicadores elaborados, subsidiando os gestores na elaboração de estratégias de atuação e reação, estabelecimento de metas e até restruturação produtiva. Emitir recomendações, com base no gerenciamento de informações, catalogação de dados, elaboração de relatórios e produção de indicadores estatísticos, constituindo uma mídia organizacional. Atuar como Crítico interno na percepção de disfunções sistêmicas e recomendar procedimentos para melhoria dos serviços prestados como indutor de mudanças.